A informação como você nunca viu

Foto: Divulgação
vacina
Uiramutã vai receber da Sesau vacinas contra a dengue
CONTRA DENGUE

Uiramutã vai receber vacinas

Inicialmente, a vacina é destinada a crianças de 10 e 11 anos, mas há a expectativa de ampliar para o público com idades entre 12 e 14 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou hoje, dia 22, que vai distribuir a 10 municípios de Roraima, 20.670 doses de vacinas contra a dengue. Uiramutã também foi contemplado.

Devem receber as vacinas, os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Não foi informada a quantidade de vacinas que serão enviadas para cada município.

Inicialmente, a vacina é destinada a crianças de 10 e 11 anos, mas há a expectativa de ampliar para o público com idades entre 12 e 14 anos. Até o dia 15 de fevereiro, Roraima contabilizou 113 casos prováveis de dengue.

“Comparado a outras unidades da federação, o Estado encontra-se com número de casos dentro do esperado. No entanto, é preciso estar em alerta para a doença”, informou a Saúde.

Sobre a vacina

A Qdenga (TAK-003) é uma vacina contra a Dengue disponibilizada em todo o país pelo Ministério da Saúde. É um imunizante desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

O registro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Publicidade

Veja também:

Publicidade