A informação como você nunca viu

Foto: Divulgação
jeremias
Vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima, filiou-se hoje ao partido Republicanos, em Boa Vista
UIRAMUTÃ

Vice-prefeito filia-se ao Republicanos

Jeremias deixa grupo político do prefeito Benísio e ingressa no partido comandado em Roraima pelo senador Mecias de Jesus

O vice-prefeito do município do Uiramutã, Jeremias Lima, filiou-se na manhã de hoje, dia 22, ao partido Republicanos. A solenidade ocorreu no gabinete do presidente regional do partido, senador Mecias de Jesus, em Boa Vista.

Durante a filiação estiveram presentes o senador Mecias de Jesus, o deputado estadual Marcos Jorge, o pré-candidato à prefeitura do Uiramutã, Abraão Oliveira, e outros correligionários. O professor Nilton Melquior, do Uiramutã, também se filiou.

Em nota, o Republicanos disse está feliz em receber os novos filiados. “Bem-vindos à nossa grande família, comprometida com os princípios de liberdade, igualdade de oportunidades e prosperidade para todos. Sintam-se acolhidos”, ressaltou o partido.

O site Crazy News entrevistou, na manhã de hoje, dia 22, o vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima. Ele falou dos principais motivos que lhe levaram a deixar o grupo do prefeito Benísio, entre eles a falta de diálogo e o isolamento que vem sofrendo na atual gestão.

Acompanhe a entrevista

1 – Quais os principais motivos que lhe levaram a deixar o grupo político do prefeito Tuxaua Benísio?

Falta de diálogo, falta de espaço na gestão. Benísio não cumpriu com o combinado de gerir a secretaria de Educação até o término do mandato. Havia (ou ainda há) um grupo político dentro da própria gestão que a todo custo podou meu trabalho e acabei ficando isolado dentro da própria gestão, por isso tive muita dificuldade de trabalhar a coletividade.

2 – Por que o senhor resolveu se filiar ao Republicanos, partido que apoia este ano o pré-candidato Abraão Oliveira à prefeitura do Uiramutã?

Estamos no período de filiação para quem almeja concorrer nas eleições deste ano. Quase finalizando o prazo, aceitei o convite para filiar-me ao Republicanos, pois vejo que o partido é organizado e tem parlamentares atuantes com tradição política no Estado. E isso me fez tomar esta decisão.

3 – Com a sua decisão de apoiar outro candidato à prefeitura, o senhor acredita que Benísio vai perder boa parte dos votos que conseguiu na eleição passado?

Política é flexível, está em constante transformação e temos que se adaptar à realidade. Chego ao partido também com pretensão de sair candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Estou para apoiar o projeto que identifique a realidade do meu município e ajude as comunidades indígenas.

O Benísio tem a base política dele e eu tenho a minha também. Graças ao árduo trabalho realizado antes da gestão, e durante ela, montamos uma base consolidado no município.

4 – É sabido que o senhor tem muitos eleitores, principalmente na região das comunidades do Ticoça e Enseada. Seus cabos eleitorais irão lhe acompanhar ou seguirão com o atual prefeito, já que muitos estão empregados na prefeitura e temem perder o emprego?

Mesmo com essa decisão já não tinha mais espaço. Muitos que estavam ao meu lado, que trabalharam inclusive na campanha do próprio Benísio, foram exonerados. A maior parte da minha família pertence ao CIRR, organização que respeito muito. A minha base familiar é grande por parte de pai e mãe e estão localizados em sua maioria na região das serras.

5 – Benísio e o senhor têm o apoio do CIR. Como fica esta situação? Quem realmente o Conselho vai apoiar este ano?

Sim. Teve uma decisão que não foi pautada na assembleia das serras, onde foi colocado para votação, mesmo sem está na pauta, a decisão de continuar como vice do Benísio, porque isso foi decidido nos centros onde não participei das reuniões. Coloquei minhas condições, mas até o momento, Benísio nunca me chamou para um diálogo concreto. O prefeito sempre adia e isso acaba aumentando o distanciamento entre nós, inclusive, Benísio já ofereceu o cargo de vice-prefeito para a eleição deste ano a outras figuras políticas do município.

6 – O senhor acredita que este “racha” no grupo de Benísio acaba favorecendo os outros candidatos à prefeitura?

Acredito que sim, mas todos têm que articular, pois política é feita de construção, diálogo e identificação de projetos de cada grupo.

7 – Quais suas propostas ao seu novo partido, o Republicanos?

Que as bases parlamentares municipal, estadual e nacional busquem parcerias para conseguir emendas para nosso município, que ajude Uiramutã nas principais demandas, como: asfaltamento da nossa principal rodovia e das estradas das comunidades. Precisamos fortalecer a agricultura e piscicultura. Precisamos também de universidade, hospital de alta complexidade e um estádio estruturado para nossos atletas.

8 – De 1 a 10, que nota o senhor dá à atual gestão de Benísio? Onde o atual prefeito mais erra, no seu ponto de vista?

Não vou dar nota. Como disse: falta diálogo e planejamento de gestão.

9 – O que lhe levou a apoiar Abraão?

Estamos construindo. A base do professor Abraão se identifica com a minha base, em especial na área da Educação, porque ele tem experiência de gestão e conhece a realidade, tanto da sede como nas comunidades indígenas. É uma opção.

10 – Que recomendação o senhor daria aos eleitores do Uiramutã? Que recado mandaria para o prefeito Benísio?

Em pleno século XXI, para quem escolheu Uiramutã para viver, devemos buscar sempre a união e o desenvolvimento do nosso município, pois somos passageiros nesta terra e não devemos dar espaço para preconceito das classes raciais e sociais. Devemos buscar sempre o respeito, a união e o desenvolvimento do nosso povo.

 

Recado para o prefeito Benísio? Tenho gratidão pelo legado que construímos juntos e vou continuar o respeitando como uma pessoa humana que tem seus defeitos e virtudes. Desejo sucesso a ele em sua caminhada.

 

Quem é Jeremias?

Nascido na comunidade indígena do Maturuca, na região das serras do Uiramutã, Jeremias Lima tem 33 anos e atualmente mora na comunidade indígena do Ticoça. É casado com a professor Vanderlane Lima, ex-secretária de Educação do Uiramutã, com quem tem cinco filhos, três meninos e duas meninas.

O vice-prefeito é graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano, com licenciatura em Ciências da Natureza pelo instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Jeremias passou a atuar como articulador político em 2016, ano que conseguiu eleger o então prefeito Dedel. Em 2020, somou para eleger o prefeito Benísio, sendo seu vice.

Publicidade

Veja também:

Publicidade